(11) 5044.1259 / 5093.0166 / 5093.8744 Medicina Perícias Cursos Segurança
Home Links Contato
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Elaborado de acordo com a Norma Regulamentadora NR-9 da Portaria nº 25/94 do MTb, contendo a descrição das medidas de prevenção e correção nos setores onde ficou excedido o Limite de Tolerância ou o Nível de Ação definidos pela NR-15.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Elaborado com base na redação da Portaria nº 04/95 do MTb    (NR-18), contemplando as exigências da NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). O Programa consiste, basicamente, dos seguintes itens:
  • Memorial Descritivo
  • Projeto de Execução de Proteções Coletivas
  • Especificação Técnica das Proteções
  • Cronograma de Implantação
  • Layout Inicial
  • Programa Educativo
Mapa de Riscos Ambientais
Realização de Mapa de Riscos, completo ou setorial, com o objetivo de estabelecimento da situação de segurança e saúde no trabalho das instalações e para informações dos trabalhadores, contendo a classificação dos principais riscos ocupacionais de acordo com sua natureza, conforme redação da Portaria SSST nº 25, de 29.12.94, do MTb.
PPRPS - Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares
Este programa tem por objetivo garantir a proteção adequada à saúde e integridade física de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares, através de um planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares, segundo as determinações da Convenção Coletiva de Melhoria das Condições de Trabalho em Prensas e Equipamentos Similares, Injetoras de Plásticos e Tratamento Galvânico de Superfícies nas Indústrias Metalúrgicas no Estado de São Paulo, de 29.11.02, bem como da Norma Regulamentadora NR-12 (Máquinas e Equipamentos) da Portaria nº 12/83 do MTb
O Programa consiste, basicamente, dos seguintes itens:
  • Estrutura do PPRPS
  • Definições
  • Medidas de Proteção
  • Treinamento Específico para Operadores de Prensas e Similares
  • Responsabilidades
  • Cronograma de Implantação
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Deste Perfil Profissiográfico, emitido individualmente, constará o histórico-laboral do funcionário segurado, com a avaliação de seu posto de trabalho e inerentes à sua função, com relação a informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, com o objetivo de orientar processo de reconhecimento de aposentadoria especial ou programa de reabilitação profissional e subsidiar o reconhecimento técnico do nexo causal em benefícios por incapacidade. Será realizado de acordo com as recomendações da Instrução Normativa INSS/DC nº 100/03 do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Laudo Técnico de Avaliação dos Riscos Ambientais
Laudo realizado conforme as determinações do MTb em suas Normas Regulamentadoras NR-9 e NR-15, com aparelhagem adequada e devidamente calibrada, e análises laboratoriais através da ENVIRON e ECOLABOR. Também constam do Laudo, sugestões e recomendações de correção ou neutralização dos riscos, em função dos resultados obtidos nas medições.
Laudo Técnico de Avaliação de Periculosidade
Elaboração do Laudo atestando sobre as condições de Periculosidade de todos os setores do estabelecimento, de acordo com a     NR-16 (Atividades e Operações Perigosas) e Decreto nº 93.412 (Energia Elétrica) do MTb. O Laudo apresenta recomendações e sugestões dos possíveis riscos detectados, bem como croqui das áreas consideradas perigosas.
Laudo de Avaliação de Ruído por Dosimetria
Elaboração de Laudo de Avaliação de Ruído pelo método da Dosimetria, de acordo com os preceitos da NR-9 e NR-15 da Portaria nº 3214/78 do MTb, Anexo 1, item 6, que determina que, se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais períodos de exposição a ruído de diferentes níveis, devem ser considerados os seus efeitos combinados. Do Laudo constam as descrições das medidas de prevenção e correção nos setores onde ficou excedido o Limite de Tolerância ou o Nível de Ação definidos pela NR-15.
Laudo Técnico de Instalações Elétricas
Laudo atestando sobre as condições de Segurança das Instalações Elétricas do estabelecimento, de acordo com a NR-10 da Portaria nº 598, de 07.12.04, do MTE, contendo: Medidas Preventivas de Controle do Risco Elétrico, Medidas de Proteção Coletiva, Medidas de Proteção Individual, Segurança em Projetos, Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção, Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas, Segurança em Instalações Elétricas Energizadas, Trabalhos envolvendo Alta Tensão (AT), Habilitação, Qualificação, Capacitação e Autorização dos Trabalhadores, Proteção Contra Incêndio e Explosão, Sinalização de Segurança, Procedimentos de Trabalho, Situação de Emergência, Responsabilidades e Cronograma de Atividades. O Laudo  também segue as recomendações da Norma NBR 5410 da ABNT, em sua Parte 6, Grupo 61, sendo verificados os seguintes itens: medidas de proteção contra contatos diretos; distanciamento das proteções; seletividade dos dispositivos de proteção; seccionamento; identificação do neutro; seções dos condutores; disponibilidade de esquemas; identificação de circuitos, proteções, interruptores e terminais; ligação dos condutores.
Laudo Técnico Discriminativo dos Percentuais de Carga Produtiva e Não Produtiva
Este Laudo Técnico Discriminativo dos Percentuais de Carga Produtiva e Não Produtiva tem por objetivo determinar o percentual de crédito de ICMS, referente à Energia Elétrica consumida pelo estabelecimento em estudo, em conformidade com os Artigos 36, 38 e 40 da Lei nº 6.374 de  1º de Março de 1.989 e Decisão Normativa CAT nº 1, de 31 de Julho de 1.991, da Coordenação da Administração Tributária.
Laudo Técnico Discriminativo dos Percentuais de Utilização de Comunicações
Este Laudo Técnico Discriminativo dos Percentuais de Utilização de Comunicações (incluindo telefonia, telex, facsimile e acesso à Rede Internet) tem por objetivo determinar o percentual de crédito de ICMS, referente às despesas com Comunicações consumida pelo estabelecimento em estudo, em conformidade com os Artigos 36, 38 e 40 da Lei nº 6.374 de 1º de Março de 1.989 e Decisão Normativa CAT nº 1, de 31 de Julho de 1.991, da Coordenação da Administração Tributária.
Laudo Técnico de Avaliação de Ergonomia
Deste Laudo consta a avaliação de cada posto de atividade dos trabalhadores, em relação aos itens de conforto, posição do corpo, esforço físico, concentração, repetição, com o objetivo de levantar os riscos mecânicos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada uma destas atividades e locais, tanto à máquina quanto também às características psico-fisiológicas dos trabalhadores. Realizado de acordo com a redação da Norma Regulamentadora NR-17, dada pela Portaria nº 3.751, de 23.11.90 do MTPS.
Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)
Deste Laudo, constará a Avaliação dos Riscos Ambientais do Trabalho, com base nas determinações da Instrução Normativa INSS/DC     nº 100/03 do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social), contendo o reconhecimento, a identificação e as avaliações qualitativas e quantitativas dos riscos ocupacionais existentes em V. estabelecimento.
Laudo Técnico de Avaliação de Equipamentos
Deste Laudo, consta a avaliação de cada máquina e equipamento, em relação aos itens de proteção, com o objetivo de levantar os riscos mecânicos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada um dos maquinários, bem como de seu arranjo físico e locais de instalação. O Laudo é realizado de acordo com a redação da NR-12, dada pela Portaria nº 12/83 do MTb.
Laudo de Avaliação de Resistência Ôhmica de Pára-raios
Laudo de Resistência Ôhmica de Pára-raios informa as medições de resistência ôhmica de cada descida de aterramento do sistema de pára-raios instalado no estabelecimento, contendo descrição das características do sistema, condições de seus acessórios. A vistoria compreende a inspeção dos componentes externos dos sistemas do pára-raios. Caso os sistemas não estejam dentro dos padrões das normas enunciadas, enviaremos orçamento para suas correções. As medições atendem às exigências da ABNT (NBR 5419), MTb (NR-10.2.3.5) e PMSP.
Auto de Verificação de Segurança
Com requerimento de entrada na Prefeitura Municipal de São Paulo do estabelecimento. A realização do Auto de Vistoria inclui, além do requerimento em impresso próprio da PMSP, os seguintes Atestados que serão emitidos por Engenheiros qualificados e credenciados para cada função/atividade:
  • Atestado Contra Incêndio da Edificações
  • Atestado de Funcionamento de Pára-raios
  • Atestado das instalações Elétricas
  • Atestado sobre Funcionamento dos Equipamentos de Segurança
  • Atestado de Formação de Brigada contra Incêndio
Revalidação de Auto de Verificação de Segurança
Com requerimento padronizado pelo Sistema de Alvarás/Autos mais cópia do AVS vencido, é dada a entrada na Prefeitura Municipal de São Paulo, do pedido para Revalidação do AVS do estabelecimento, apresentando os seguintes Atestados que serão emitidos por Engenheiros qualificados e credenciados para cada função/atividade:
  • Atestado Contra Incêndio da Edificações
  • Atestado sobre Funcionamento dos Equipamentos de Segurança
  • Atestado de Funcionamento de Pára-raios
  • Atestado das Instalações Elétricas
  • Atestado de Reciclagem no Treinamento da Brigada de Incêndio
Declaração de Instalações
Elaborada de acordo com a redação da Portaria nº 35, de 28.12.83, e Instrução Normativa nº 1, de 17.05.83, da Norma Regulamentadora NR-12 (Inspeção Prévia), contendo Descrição das Instalações e dos Equipamento do Estabelecimento, para fins de obtenção do CAI (Certificado de Aprovação das Instalações).
Declaração de Cumprimento das Normas
Relativo à Saúde e Segurança do Trabalho, para atendimento de Licitações Públicas e outros.
Vasos sob Pressão (Caldeiras, Compressores, Autoclaves)
Realização de Testes hidrostáticos e Inspeção Periódica dos Vasos sob Pressão. As inspeções e testes são realizados conforme determinação das Portarias SSST nº23 de 27.12.94 e nº 3214/78, em sua Norma Regulamentadora NR-13. Também constam dos serviços prestados, a elaboração dos Prontuários e Livros de Registro de cada Vaso.
Projeto de Instalação de Vasos sob Pressão (Caldeiras, Compressores, Autoclaves)
O projeto dos Vasos sob Pressão é realizado conforme determinação das Portarias SSMT nº 23 de 27.12.94 e nº3214/78, em sua Norma Regulamentadora NR-13. A elaboração do Projeto compreende um Memorial Descritivo das instalações e Planta de localização de cada Vaso.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
Atualização de toda documentação necessária para nova Vistoria do Corpo de Bombeiros, para fins de obtenção do AVCB, de acordo com as  Instruções Técnicas, de 22.12.01, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os seguintes Atestados serão emitidos por Engenheiros qualificados e credenciados para cada função/atividade:
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de instalação e/ou de manutençaõ dos sistemas e equipamentos de proteção contra incêndio
  • Atestado de Formação de Brigada contra Incêndio
Projeto de Instalação do Sistema de Combate a Incêndio
Realizado conforme as determinações do MTb, em sua Norma Regulamentadora NR-23 e Decreto nº 46.076, de 31.08.01, da Secretaria de Estado do Governo e Gestão EStratégica do Estado de São Paulo, que institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco, com devida aprovação pelo Corpo de Bombeiros.
Atestado de Abrangência e Funcionamento de Geradores
Atestado Declaratório de Abragência e Funcionamento dos Geradores instalados no estabelecimento, por Engenheiros qualificados e credenciados, para fins de obtenção de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Acompanha o Atestado, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de instalação, abrangência e funcionamento do equipamento.
Atestado de Instalação de Gás
missão de relatório com as devidas recomendações de possíveis correções e Atestado Declaratório de atendimento ao Decreto nº 24.714/87.
©Copyright 2008 TRH SERVIÇOS E COMÉRCIO LTDA - Todos os direitos reservados